segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O livro A encantadora de bebes (capa rosa) resolve todos seus problemas

Meninas,

Conforme prometi, segue o resumo do livro, as parte que para mim foram as mais importantes…

Sabe, em algumas coisas esse livro nao concorda com o livro anterior. Sao duas linhas diferentes, e acho que cabe a nos encontrar o meio termo e o ponto de equilibrio. A leitura desse livro eh bastante cansativa, porque sao muitas informacoes de uma so vez, e ler sem o bebe para praticar fica meio complicado. No entanto, acredito que com o bebe fique ainda pior.

O que posso dizer eh que algumas dicas dela eu testei com os bebes ao redor, e concordo com a autora em muitas partes, que farei meus comentarios em parenteses.

A encantadora de bebes

Ela começa falando da importância de se colocar o bebe na rotina EASY. Em primeiro, eh importante saber que rotina nao eh o mesmo que cronograma. A rotina nao esta ligada exclusivamente aos horários, e sim a sequencia de acontecimentos. Eh importante para o bebe que ele saiba o que vai acontecer apos cada etapa, de forma previsível. Isso trará segurança ao bebe e fara os pais estarem no controle da situação, podendo com o tempo se programar para fazer as atividades para si próprios.
EASY eh uma sigla que em inglês significa:
E – comer
A – atividade
S – sono
Y – um tempo para si (no caso, os pais)

(ao contrario da outra autora, que defende que o sono deve ser uma sequencia da alimentação, essa defende que a atividade deve estar no meio, e diz que isso eh para que o bebe nao associe mamar com dormir, o que facilita muito no inicio, quando o bebe se cansa com facilidade e acaba adormecendo durante a mamada. Com isso, ele acaba nao mamando o suficiente, o que o fara despertar logo em seguida, pois ele nao fez uma refeição, e sim um lanche. Achei que faz super sentido)

Recem-nascido
Para melhor aproveitamento do colostro e estimulação da produção de leite, ela indica que nos primeiros dias seja feito o seguinte:
1o dia – mamar o dia todo, 5 minutos em cada seio.
2o dia – mamar em intervalos de 2 horas, sendo 10 minutos em cada seio.
3o dia - mamar a cada 2,5 horas, sendo 15 minutos em cada seio.

Apenas quando estamos falando sobre o colostro, que serão esses três primeiros dias, que devemos mamar um pouco em cada seio. A partir do quarto dia, deve-se mamar em um seio ate esvaziar, porque o leite mais “gordo” fica no final, e eh ele que da saciedade para o bebe. (isso ouvi da nutricionista e da obstetriz também. Unanimidade.)

Ate 6 semanas
Respeitar intervalos de 2,5 a 3horas entre as mamadas, que devem durar em media 30 minutos. O tempo de dormir e intervalo das mamadas deve ser adequado ao peso do bebe. (o que faz todo o sentido: um bebe de 2,5kg tem o estomago menor e menos forca. Vai mamar menos quantidade, em curtos espaços de tempo. Ja um bebe de 4kgs vai conseguir mamar mais, espacando mais as mamadas)
Eh normal o bebe de 6 semanas acordar duas vezes a noite.

De 6 a 12 semanas
Deve-se tomar cuidado com o hiperestimulo. Um bebe que passou o dia todo de colo em colo vai estar estressado e cansado, o que (ao contrario do que pensamos), vai ter mais dificuldades em dormir. Por isso, eh importante que em cada vez que o bebe for dormir, mesmo que sonecas, seja feito o ritual do sono.
De 3 a 6 meses
O bebe ja brinca sozinho por 15, a 20 minutos e ja fica acordado por 1,5hora.
Aqui, ele deve mamar 30minutos, um seio por vez, a cada 4 horas.
Com 4 meses, o bebe nao deve dormir de dia mais que 5,5horas, porque isso poderá comprometer o sono da noite. As sonecas devem ser de no máximo 2horas.

De 6 a 12 meses
O bebe brinca sozinho por 30 minutos e fica acordado por 2 horas.

Assim que possível, deve-se acostumar o bebe com a refeição dos sonhos. Eh uma mamada onde ele ja estará dormindo, mas mesmo assim deve “encher o tanque” para passar a noite toda dormindo. A refeição dos sonhos deve acontecer as 23:00, ate os 7 meses de idade.



Ritual do sono:
Cada vez que a bebe for dormir, mesmo as sonecas, deve-se criar um ritual:
Quarto escuro, silencio, enrolar a bebe na manta (ate os 4 meses, depois nao precisa mais), sentar com a bebe e fazer shhhhhh, passando a mao nas costas dela. Antes dela adormecer, colocar no berco e ficar ao lado do berco, ate ela dormir. Ela diz que eh legal no comecao ainda ficar uns 10 minutos ao lado do berco, caso ela acorde assustada, “mamãe esta aqui”. Passar a mao nas costinhas dela ate ela dormir de novo.
E quando a bebe acordar antes do horário, dar a chupeta. Ela vai adormecer, a menos que seja fome. Ela indica a chupeta de 2 semanas a 4 meses.

por fim, coloco algumas tabelas interessantes:

 E o que a gente mais se questiona… como ficam os horarios:
Uma coisa bem legal que ela fala, e que eu pude comprovar eh o seguinte: comece de onde vc quer chegar. Ainda que vc deseje dar somente o peito (como eh o meu caso), haverao dias em que vc vai ter que se ausentar. Uma consulta medica, uma saida rapida, como vc vai fazer se vc tiver que voltar nos horarios certinhos??? A bebe vai fazer greve de fome ate a mamae voltar??
E isso numa cidade como sao paulo, que as vezes aquele trajeto curtinho acaba levando duas, tres horas?
Ela sugere que todos os dias, uma das mamadas seja oferecida por outra pessoa, na mamadeira. Leite do seio, na mamadeira. Apenas uma mamada ao dia, para que ela se acostume, para quando houver necessidade impar, eu consiga 'pular" essa mamada sem crises de choro, fome ou o caos.
Na semana em que estava lendo esse capitulo, e tinha comentado isso com o Ma (acredito que a refeicao dos sonhos, as 23:00 seja uma boa oportunidade para ele dar a mamadeira), saimos para almocar com um casal que tem um bebe de 3 meses. Tava na hora da mamada, o bebe chorando, a comida nao tinha chegado. Ela preparou a mamadeira, mas o bebe nao quis. (ta me tirando? quero o peito!!!) O pai nao esta acostumado a dar a mamadeira, e o bebe nao aceitou mamadeira da mamae, com o peito cheio de leite. Conclusao: ela levantou e amamentou o bebe dentro do banheiro, sozinha… enquanto a comida chegou. 

Juntando entao os dois livros, chego a seguinte conclusao:
tentar respeitar essa rotina, a atividade apos a mamada;
acordar o bebe para mamar;
ir esticando aos poucos os intervalos entre as mamadas;
diferenciar o dia da noite;
incluir a mamadeira logo nas primeiras semanas.

Essa eh a teoria na pratica eu quero so ver!!! ;)

8 comentários:

  1. Muito interessante a teoria do livro. Faz sentido,mas fico me perguntando se é possível mesmo colocar tudo isso em pratica. Alias, eu li em algum resumo de livro sobre "não acordar o bebe para mamar. Deixar ele se manifestar quando tiver fome". Estranho, mas é outra teoria que deixa a gente confusa. Sei la...eu sou professora, entao ja viu...rotina com criança é meu sobrenome...rsrs. Vou colocar esse livro na listinha de desejados. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blume, a logica dela (e do outro livro) eh a seguinte: um bebe com fome acorda chorando. nao espere ele acordar. Acorde e "encha o tanque", garanta que ele esta alimentado. Alem disso, o esqueminha de rotina garante uma previsao para vc (na teoria, te sobram algumas horas livres no dia), enquanto a livre demanda te deixa "escrava" do bebe.
      Os dois sao livros americanos, traduzidos. Esse da capa rosa eh das autoras tracy hogg e melinda blau. Foi bestseller do nytimes.
      Mas cada mae sabe o que eh mais confortavel para si e para seu bebe. Eu, que nao abro mao da minha liberdade, e odeeeeeeio que mandem em mim, gosto de ter controle das coisas, e acredito que a rotina seja um bom caminho para mim.
      Te conto daqui a uns tres meses se deu certo kkkkkk
      bjsss

      Excluir
  2. oie…Thais.

    Meu beta continua subindo muito…rsrsrs graças a Deus.
    1º 1050 - 19/11
    2º 2027 - 21/11
    3º 4588 - 23/11
    O médico disse que pelos números já posso fazer o US, então marquei para segunda feira.
    Deus me abençoe que dê tudo certo.
    Beijossss….Fica bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraculas….
      isso nao eh beta subindo… esse beta esta galopando!
      Que continue sempre assim: uma avalanche de boas noticias, a cada ida ao medico e ao laboratorio.
      Na segunda vc ja deve conseguir ver o saco gestacional… eh o feijaozinho mais lindo do mundo!!!
      Se cuida… se poupa, nao abusa ta??
      E vem contar as novidades!!! bjssss

      Excluir
  3. Nossa Thaís, amei esse post, muito bem explicadinho...amei e amei! Só estou doida pra chegar a minha vez..rs e VAI chegar!
    Estou conversando com a nossa amiga Si e esta sendo muito bom, está tirando minhas dúvidas, fora que ele é super fofa!
    Em relação as rotinas, se vc for do tipo "tadinho do meu filho", fica difícil conseguir os resultados, mas se vc olhar pro resultado que vc quer, pensando que vai estar fazendo o bem pro bebê, tenho certeza que conseguirá.
    Beijocas mil!
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Rose, que bom que a Si esta te ajudando.
      Ela eh demais de fofa ne??
      Vai anotando ai as dicas e segura a sua senha… eh so questao de tempo!
      bjss

      Excluir
  4. Ameei demais as explicações os resumos eu só não consegui ver os horários certinhos se pudesse colocar eu ficaria eternamente grata... desejo iniciar já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida, em primeiro lugar, entenda que a Thais que escreveu isso passou por mil coisas que me modificaram e tornaram a Thais que sou hoje. Então, eu ja nao seguiria tao a ferro e fogo o que esta escrito no livro. Mas esse foi meu caminho, percorri ele para chegar onde cheguei hoje, para saber o que sei hoje. Então meu primeiro conselho: pegue leve com vc e com o bebe. Os horarios devem comecar conforme os habitos da casa e do bebe. Aqui em casa, sonhava em acordar as oito, que era o horario antigo. Mas donabe acordava as 5:30, 6:00. Demorei para aceitar isso e foi uma luta. Por fim, quando consegui acertar o relogio dela para 7/7:30, ela comecou escola e chegava na escola 8:00. Conclusao: colocava despertador para as 6:30 todos os dias! kkkkkkk
      Então faz assim: qual horario seu bebe costuma acordar? 7:00?? Deixa ele comecar as 7:00.
      Uma outra coisa que fiz mas ja nao faria de novo: deixe o bebe dormir. Se o bebe tem fome, ele nao consegue dormir. Então pense 2x antes de acordar o bebe.
      Dessa fase negra, me lembro da importancia do ritual do sono (inclusive ela vai amanha passar uma confianca pessoal mto grande para o bebe, que sabe os proximos passos. A falta do ritual pode criar uma crianca ansiosa e insegura!) Uma outra coisa bem legal era a mamada dos sonhos, que a Bia nao acordava. Eu colocava ela para mamar dormindo, e ela continuava dormindo. Era restaurador!!!
      E uma ultima coisa que tbm aprendi na pratica: um bebe que dorme bem de dia dorme bem de noite. Aos contraio da gente, que o sono esgota e acaba, o bebe que dormiu bem de dia tem um sono mais tranquilo a noite.
      Então é isso.... sobre os horarios, adapte ele para o horario que seu bebe costuma acordar. Para os horarios da sua casa!!! Bjs

      Excluir