domingo, 24 de fevereiro de 2013

Como melhorar a qualidade dos óvulos em 90 dias

Um estudo sobre como melhorar a qualidade dos óvulos. Uma pena estar em inglês, porque eu não tenho paciência de traduzir ipsis literis.

Basicamente, ela diz que vc tem 90 dias para melhorar a qualidade do óvulo, que seria o tempo que o óvulo demora desde o folículo até a ovulação, conforme a figura:

Click to view larger

Alterações dentro do período amarelo vão garantir óvulos de melhor qualidade, segundo a autora desse estudo. Então, ela enumera os seguintes pontos como principais:
- ÁGUA - essa é velha, mas a gente vive esquecendo. Enquanto lia a matéria, levantei para beber água rsrsrsrsrs
- EXERCÍCIOS AERÓBICOS - tbm é velha. mexa-se! 
- MASSAGEM PARA FERTILIDADE - Ela sugere a automassagem ou a massagem abdominal maya. Mas importante: se estiver tentando nesse ciclo, pare um pouco antes da ovulação. E quando descer a mestruação, tambem pare com a massagem.
- EQUILÍBRIO HORMONAL - uma dosagem pode ilustrar a situação. Peça para o seu médico. Se o FSH estiver alto, ela sugere usar uma erva chamada Vitex.(mais em http://natural-fertility-info.com/vitex)
- STRESS - para mante-lo sob controle. Essa atmbém é uma velha conhecida.
- NUTRIÇÃO. Ela então sugere os seguintes alimentos:
geléia real, Maca peruana (Lepidium meyenii), folhas verde escuras, brocolis, berries (morangos, amoras, framboesas), folhas escuras (alfaces, repolho roxo, etc), halibut, salmão, semente de abóbora, gergelim, gengibre e açafrão.
E proibe:
refrigerantes, cigarro, cafeína, alcool, açucar, carnes e laticínios não orgânicos, produtos lights, alimentos processados e trangênicos. basicamente, o conselho dela é: mantenha-se o mais natural possível. O que achei curioso é que aliado à esse estudo, encontrei outro que pasmem: diz que uma dieta com baixa calorias pode SIM melhorar a qualidade dos óvulos. Esse estudo ainda não foi comprovado com humanos. Difícil é conciliar a ingestão de tudo isso com uma dieta de baixa caloria. Dêem uma olhada em outro estudo:
http://www.medpedia.com/news_analysis/30-The-Patients-Doctor/entries/101653-An-expert-patient-reviews-the-medical-literature-on-how-to-improve-egg-quality

Sugere ainda suplementos vitamínicos, antioxidantes e L-arginina. lembrando que essas coisas nos estados unidos sao facilmente encontradas, vendidas em potes dentro de supermercados. 

Quem quiser ler a matéria ne íntegra, acesse:
http://natural-fertility-info.com/increase-egg-health
Sobre a maca peruana:
http://natural-fertility-info.com/maca

O autor do segundo estudo ainda fala sobre os perigos do DHEA (que eu tomo por conta própria), visto que é um hormônio que pode mexer com a tireóide, e seus benefícios em humanos tambem não foram comprovados ainda.

Nas conclusões, ele menciona sobre o FSH e o mulieriano, lembrando que baixa reserva não significa que os poucos óvulos não tem qualidade. Ele afirma que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. (profundo!) 

O mais interessante desse segundo estudo, é que foi uma resposta à um post de uma mulher, que assim como eu, e como tantas outras, sofre com o diagnóstico ISCA. Ela permanece anonima, mas faz depois o comentário dela, e vou dizer; dói ler. Entendo e compartiho cada palavra, cada lágrima, cada medo, cada dor dessa mulher. O incrível desse mundo é encontrar essa humanidade latente em todos nós, independente do país, da religião, da classe social. Somos humanos, mulheres, guerreiras, treinantes, e só nós sabemos o que isso significa.

27 comentários:

  1. Respostas
    1. Complicado quem passa por isso... Eu mesma tive ontem minha 1 fiv negativa.... Muito triste... Mas jamais vamos perder as esperanças

      Excluir
    2. Também não consegui minha querida, mas não vamos desistir nunca, Deus é mais!

      Excluir
    3. Olá meninas, assim como todas tb estou tentando. Fiz minha 1º fiv e não deu certo. Mas estou em busca de outra clínica, fiz com o Dr. Jorge Haddad e Dr. Renato Fraietta e descobri que tenho células NK+, acima do esperado e por este motivo a FIV não deu certo. Surgiram várias dúvidas se eu continuaria com eles ou mudaria de clínica. Pensei na Fertivitro, porém ainda não sei bem o que fazer! Mas não vamos desistir e pensamento positivo sempre, afinal "Deus não deixa cair uma folha se não for da vontade dele". Um forte abraço!

      Excluir
    4. Flor, nao desista. Muda de medico, ouça outra opinião. A questão das NKs é bem polemica, há os que a defendam e os que não, por isso te aconselho a ouvir outro medico sim, ler a respeito... Se for buscar no ef, vai ver meninas que só engravidaram com ela e outras que as vacinas nao ajudaram.
      De qualquer forma, investigar é o mais importante agora, para encontrar todas as causas de não ter dado certo ainda. Faça mil exames se necessario, mas vai atras.
      Bj e boa sorte.

      Excluir
  2. aline estamos torcendo por vc , deus está no comando.

    ResponderExcluir
  3. Complicado mesmo....Ando muito ansiosa. Que Deus nos ajude

    ResponderExcluir
  4. Thais,
    Vc disse que tomou DHEA por conta própria. Onde vc comprou?
    Grande bj e obrigada pelo post! Adorei!

    carta.para.a.cegonha@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, o DHEA foi proibido de ser comercializado no Brasil.
      Ha quem tenha conseguido comprar nessas lojas de suplemento;
      Eu comprei de uma menina do efamily, e quando fui para os estados unidos comprei la, no walmart mesmo.
      bjs

      Excluir
    2. Ok!
      Obrigada!
      Vou ver em lojas de suplementos!
      Bjosss

      Excluir
  5. Oi Thais!
    Tenho umas perguntinhas rs
    1) Após a transferência, você ficou 12 dias sem dirigir, sem sair de casa, sem pegar peso? Como foi o seu repouso?
    2) Os 4 ovos, pode comer só a clara ou é melhor os ovos inteiros?
    3) Vc mencionou que tomava 5 Utrogestan via oral, foi a Dra que pediu ou vc tomou por conta própria para melhorar a absorção? .
    Mais uma vez obrigada linda!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, pode ter sido exagerado, mas no meu caso, preferi pecar pelo excesso.
      Minha transferencia foi proxima da pascoa, e passamos a pascoa na casa de uma amiga que sabia do tto. menti para a familia e me isolei na epoca. inventei que iriamos receber um casal de porto alegre, maior papo furado.
      Tambem inventei que tinha dado um mau jeito na coluna, e com isso nao pegava absolutamente nada de peso rsrsrsrsrs
      Sempre fui muito ativa, entao o meu repouso dentro de casa era mais para nao saracotear por ai. Mesmo assim andava uns 15km por dia, do quarto para a sala, da sala para a cozinha, da cozinha para a sala, rsrsrsrsrs Na epoca fiz uma degustacao de 15 dias gratis do netflix, que me ajudou bastante a ficar no sofa. E tambem comprei um seriado (JK) que assistia hooooras por dia.
      Eu comia o ovo inteiro. No caso, o bacana do ovo é a clara. Se vc nao amar de paixao ovo, compre a albumina mesmo. Vende nessas lojas de whey, suplementos, etc.
      A dra quem me indicou o ultrogestan. Nem sempre é solicitado via oral, normalmente so vaginal mesmo. A dra acha que o via oral absorve mais, mas da bastante desconforto. Voce fica mareada e sonolenta. Tanto que eu aplicava uns e oral outros.
      p qdo esta marcada sua tranferencia???

      bjs

      Excluir
  6. Tha, fiz a transferencia ontem de 2 blastocistos. Estou fazendo absolutamente tudo que indicou, vou ficar quietinha em casa assistindo Netflix, lendo e dormindo muuuuuito. A sugestão do Utrogetan via oral foi excelente, eu fico grogue e com isso mais calma rs. Ontem depois da transferência fiquei 20 minutos (deveria ter ficado mais) na clinica e depois demoramos 40 minutos para chegar em casa de carro, minha vontade era de me teletransportar para casa, cada buraco que o carro passava era um desespero rs. Estou com receio de tossir e principalmente de ir ao banheiro fazer força, mas me esforço para não ficar com neura. Sei que tudo vai valer a pena, logo estarei com meu(s) milagresinho (s) nos braços. Vc lembra com quantos mm estava seu endometrio e classificação dos embriões? Torce por mim minha querida. Obrigada sempre!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel
      Ficarei sumida esses dias embarco hoje. Entao forca na peruca. Fique calma e controle a ansiedade. caso resolva fazer o teste antes da hora, lembre que pode dar falso nagativo.
      Numa relacao sexual, vc daria um pulo da cama, tomaria banho e ia trabalhar. Entao calllllllma com os buracos da rua, nao é para tanto. O repouco pode ajudar, mas nao entre em neura.
      Aproveite esses dias de repouso, faca as coisas com calma, se sinta gravida, e acima de tudo, agradeca a D'us.
      Agradeca pela oportunidade de ter feito o tto, por ter conseguido terminar ele (tantas mulheres tem o tto interrompido), por ter tido blastos, e agora, ao inves de pedir, agradeca.
      Sinta-se gravida e agradeca por ter recebido essa bencao.
      Se sao dois ou um, menino ou menina, que seja um bebe viavel, que nasca com saude e traga felicidade para a familia que vcs estao construindo.
      Os detalhes da minha transferencia eu nao me lembro mais... mas da uma espiada laaaaa atras que tem os detalhes sim. Vai pelo indice q vc encontra.
      bjssss
      estarei torcendo para voltar de viagem e encontrar um numero bem grandao! (seu beta positivaço)

      Excluir
  7. Que lindo Tha, obrigada pelas palavras, você passa luz e bondade. Vc tem razão a palavra certa é GRATIDÃO.
    Desejo a vcs uma excelente viagem, aproveite muito com o maridão e volte nos contando tudinho de Dubai.
    Obrigada! Obrigada! Obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Tha, tenho uma notícia maravilhosa, esperei fazer o US para te contar, deu tudo certo, mas tão certo, mas tão certo, que ganhei dois presentões de Natal, tenho aqui na minha barriga 2 bebês, são GÊMEOS. Estamos em um estado de felicidade total.
    Sou muito grata a você, por ter me ajudado com conselhos, dicas e principalmente com apoio emocional. Serei eternamente grata a você, que é um anjo de pessoa.
    Eu continuo acompanhando o blog todos os dias.
    Beijos de nós 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que lindaaaaaaaaaa!!!!
      Gemeos? Que demais!
      Se for duplinha, nunca estarao sozinhos, e se for casal, sera p vc um test drive dos dois tipos rsrsrsrsrs
      que D'us te abencoe, guarde sua barriga e te de lindos meses de uma doce espera. Controle a vontade de sair correndo e gritando, se cuida muito. Nao coma alimentos crus, e se atente para os alimentos que vao ovos crus disfarcados, como musse de chocolate, tiramissu, claras em neve, etc.
      Converse com sua barriga e me de noticias quando descobrir o sexo.
      feliz demais! bjs

      Excluir
    2. Que fofa que você, sempre com palavras acolhedoras.
      Adoro você.
      Pode deixar que volto com notícias
      Beijos

      Excluir
  9. Que fofa que você, sempre com palavras acolhedoras.
    Adoro você!!!
    Pode deixar que volto com notícias
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  10. Thais
    Amei o blog... qual o grupo no facebook para eu add também ?
    Sou uma tentante há 1 ano e meio... Tenho SOP... por enquanto usei o CLOMID e SEROPHENE... Mês passado utilizei Clomid + 2 Menopur, mas os folículos não cresceram.
    Esse mês a medica me indicou 8 Pergoveris.... Vamos ver...Orando para dar certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, n tenho fb.
      Tenho ctz que é questão a de ajuste de medicamentos.
      No mês certo... Vai positivar! Bj

      Excluir
  11. Boa noite. Voce usou o DHEA a gravidez toda? Pq acha que ajudou?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. Voce usou o DHEA a gravidez toda? Pq acha que ajudou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristhien, DHEA é um hormonio e so deve ser usado com a anuencia do seu medico. E nao deve ser usado durante a gravidez, sob hipotese alguma.

      Excluir
  13. Olá Thais meu nome é Katia faz um ano que estou realizando tratamento de fertilização, mas como estou com baixa reversa ovariana de lá para cá consegui fazer duas aspirações foliculares, na primeira não fertilizou porque os dois óvulos não eram de boa qualidade, a segunda foram congelados os óvulos e vou fazer mais duas aspirações para conseguir um maior número de óvulos.
    Desde de agosto estou tomando DHEA sob orientação médica e por conta própria estou tomando geleia real, maca peruana, ômega 3, acido fólico, vitaminas D e E, não estou tomando café, bebidas alcoólicas, frituras, estou fazendo exercícios tem mais alguma coisa que poderia fazer?
    o que é esse NKs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida.
      Vc esta se dedicando e tenho certeza que vai valer a pena!!!
      Veja com seu GO sobre adicionar a vitamina E e a coenzima Q10 tambem, embora todo esse arsenal que vc ja esta tomando ja fara muita diferenca!
      Espere um tempo para que as vitaminas sejam metabolizadas, ok?
      bjs

      Excluir